Pode parecer estranho fazer exercícios para aliviar as dores da cólica, já que a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é ficar quietinha até que ela passe né?

Porém, quando fazemos exercícios físicos, liberamos um hormônio chamado endorfina. Este hormônio é responsável pela sensação de prazer e bem estar.



Fonte: Google Imagens

MAS AFINAL, O QUE É CÓLICA MENSTRUAL?

A menstruação ocorre quando não há gravidez e o tecido endométrio (que foi preparado para receber o bebê) precisa ser expelido. Assim, o útero se contrai e o elimina. As cólicas surgem das ondas de contração desse processo.

A menstruação ocorre todo mês e é normal sentir uns incômodos. Contudo, se as dores forem fortes e/ou incapacitantes é de extrema importância consultar um ginecologista, para que este realize exames e dê um diagnóstico preciso. Somente o seu ginecologista vai poder indicar um tratamento específico para o seu caso. 

 

EXERCÍCIOS FÍSICOS COMO FORMA TERAPÊUTICA DA CÓLICA MENSTRUAL

Os exercícios físicos são ótimos aliados para prevenir aquele desconforto que sentimos devido à cólica menstrual. 

Entretanto, devemos respeitar nossos limites. É notório que ficamos mais debilitadas “nesses dias” e exercícios mais intensos, pode ocasionar a piora da dor, principalmente se estiver com dores de cabeça, já que esses exercícios aumentam a circulação e pressão arterial.

"No caso da ansiedade, angústia e mau humor, são recomendadas atividades de relaxamento dos músculos e da mente, como ioga, alongamento, técnicas de meditação e respiração".

Vale lembrar que, se você é uma pessoa ativa, você terá menor incidência dessas dores, visto que o exercício físico gera um aumento da taxa metabólica e favorece a circulação sanguínea. 

Por fim, as melhoras são gradativas e requer paciência. Ou seja, as dores/desconfortos irão desaparecer aos poucos, a cada ciclo, de acordo com seu organismo e hábitos de vida.


#colicamenstrual #profmaiarapereira