Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes é uma doença crônica onde o corpo não produz insulina ou não consegue aplicar adequadamente a insulina que produz.

Fonte: Google Imagens

MAS O QUE É INSULINA?

Insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue (energia obtida através dos alimentos).

Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina, assim o nível de glicose no sangue fica alto-  a famosa hiperglicemia. E, se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.


HÁ DOIS TIPOS DE DIABETES


Fonte: Google Imagens

TIPO 1 - É quando pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Assim, a glicose fica no sangue, ao invés de ser utilizada como energia.

TIPO 2 - É a mais comum. É quando o corpo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz o suficiente para controlar a taxa de glicemia.


FATORES DE RISCO

Além da genética, ter pressão alta e sobrepeso aumentam os riscos de desenvolver essa patologia.
Através do exame de sangue, podemos saber se temos diabetes ou não. Com apenas uma gota de sangue e três minutos de espera, já dá para saber se há alguma alteração na taxa de glicemia.


A glicemia normal em jejum, não deve ultrapassar 100 mg/dL. E duas horas após a refeição, não deve ultrapassar 140 mg/dL.


Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos ajudam tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.
Lembrando que a medicação deve ser feita nos horários corretos.


PLANEJAMENTO ALIMENTAR, NÃO É DIETA!

EXERCÍCIO FÍSICO NÃO É SÓ MALHAÇÃO!



Referências:

  • www.diabetes.org.br


#profmaiarapereira #diabetes