O termo artrite refere-se a qualquer inflamação articular.

profmaiarapereira.blogspot.com 

Fonte: Google Imagens

Existem mais de 100 tipos de artrite, com diversas causas. O tipo mais comum é a osteoartrite (também chamada de artrose). Trata-se de um processo inflamatório que atinge a extremidade do osso devido a um desgaste na articulação. E, por vezes, deixa uma articulação osso-a-osso.

Outro tipo comum é a artrite reumatoide. A inflamação começa no revestimento sinovial da articulação e pode disseminar-se por toda ela. O revestimento articular inflamado acarreta lesão óssea e cartilaginosa. O espaço interarticular diminui e a articulação perde a forma e o alinhamento. Pode afetar a maioria das articulações do corpo humano.

O EXCESSO DE PESO CORPORAL ESTÁ ENTRE OS FATORES DE RISCO DA OSTEOARTRITE, POIS EXERCE UMA PRESSÃO EXCESSIVA SOBRE AS ARTICULAÇÕES.

Sintomas de dor e de rigidez podem persistir por longos períodos de tempo, acarretando dificuldade no andar, subir escadas, levantar-se da cadeira, levantar e carregar objetos, etc. Todos os movimentos necessários para manter a independência e uma boa qualidade de vida.

Os sinais precoces de artrite incluem dor, aumento de volume e limitação de movimentos por mais de duas semanas.

A função das articulações é o movimento, sendo assim, precisam de movimento para se manter saudáveis. A atividade física é uma garantia da manutenção da capacidade funcional das articulações e também da musculatura.

Para isso, são indicados exercícios de fortalecimento e alongamento.

Mas lembre-se, procure um profissional qualificado, para tratar e prevenir com muita segurança e eficácia.


#profmaiarapereira #artrite