Segundo a Ergonomics Research Society, ergonomia é concebida como: "O estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento" (IIDA, 1998, p. 92).

  
Fonte: Google Imagens

Seu conceito está relacionado ao conforto e satisfação no trabalho e, consequentemente, melhor produtividade e baixo índice de doenças ocupacionais.

MAS O QUE SÃO DOENÇAS OCUPACIONAIS?
Doenças ocupacionais são aquelas que causam alteração na saúde do trabalhador, provocadas pelo ambiente de trabalho. Dois exemplos mais comuns de doenças ocupacionais são a LER/DORT.
LER (Lesões por Esforços Repetitivos) é um dos principais Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e pode ser definido como um conjunto de doenças como a tendinite (inflamação dos tendões), bursite (inflamação da Bursa, que atua como amortecedor entre os ossos), entre outros.
Assim sendo, é a utilização biomecanicamente incorreta dos membros superiores, com forças excessivas e manutenção da postura inadequada.

É de extrema importância adotar um estilo de vida mais ativo, se alongando e fortalecendo os músculos do corpo humano.


E aí, gostaram da postagem? No próximo post, irei falar como melhorar a Ergonomia!
 Até mais.


Referência: IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

#profmaiarapereira