Fonte: Google Imagens

A Síndrome Metabólica, também conhecida como Síndrome X, é o agrupamento de fatores de risco cardiovascular, não é propriamente uma doença, mas sim um grupo de alterações que, quando presentes em conjunto, aumentam o risco de doenças cardíacas.

Uma pessoa pode ser diagnosticada com síndrome metabólica se ela tiver três destas cinco alterações:

Obesidade abdominal ou central, que é definida como uma circunferência abdominal maior que 102 cm nos homens ou maior que 88 cm nas mulheres.

Taxa de triglicerídeos no sangue acima de 150 mg/dl ou necessidade de usar medicamentos para manter a taxa abaixo desse valor.

Colesterol HDL menor que 40 MG/dl nos homens ou menor que 50 MG/dl nas mulheres ou necessidade de tomar medicamentos para manter as taxas acima desses valores.

Pressão arterial maior ou igual a 130/85 mmHg ou necessidade de tomar medicamentos para manter a pressão controlada.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Glicemia de jejum maior ou igual a 100 mg/dL ou necessidade de tomar medicamentos para manter os valores abaixo desse limite.


A Síndrome metabólica é frequente na população, pois suas variáveis estão relacionadas ao sedentarismo (JUNIOR, et all. 2013).


A prática de atividades físicas é recomendada para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados em relação à indivíduos com Síndrome Metabólica, pois o risco de um evento cardiovascular ou lesão musculoesquelética é maior com exercícios do que em atividades cotidianas, apesar do efeito benéfico da atividade física para esses indivíduos.

Portanto, antes de iniciar qualquer programa de atividade física, é necessária uma avaliação completa do indivíduo. E durante as atividades, deve-se dar atenção para a hidratação, controle glicêmico, horário dos medicamentos, entre outros.



Procure sempre um profissional de Educação Física para auxiliá-los nos exercícios físicos.

#profmaiarapereira #sindromemetabolica